O link com conteúdo na íntegra da pesquisa, em inglês:
http://content.nejm.org/cgi/reprint/360/9/859.pdf
Se procurarem encontraram comentários na internet em português, parece que a revista Superinteressante está com uma matéria de capa baseada nessa pesquisa.
O link acima o MRJP havia postado e comentado em sua entrevista, infelizmente não parei para lê-lo naquele momento.
A "conclusão" da pesquisa foi que não importa a distribuição dos macros na dieta (ptn, cho, lipídeos), mas apenas a redução calórica. Na experiência prática muitos já evidenciaram que isso NÃO procede, não é verdadeiro. E a teoria também, como mostra a Dieta Metabólica e semelhantes, com excelentes resultados. Por quê? Porque a redução dos carboidratos é muito mais relevante numa dieta que a redução dos outros macros, já que os carboidratos estimulam a produção de insulina que além de ter efeitos diretos no estoque de gordura, há estimulos indiretos como sensação de fome... Além disso proteínas dificilmente são metabolizadas e estocadas como gorduras, além de esse macro despende Kcal apenas para serem absorvidos no trato intestinal. Estou falando isso tudo "por baixo", bem resumidamente, porque quem tem esse conhecimento técnico ou prático sabe bem do que quero dizer.
Agora minha crítica com relação ao própria pesquisa em si, e não sua conclusão. A distribuição dos macros na dieta foram: 20, 15, and 65%; 20, 25, and 55%; 40, 15, and 45%; and 40, 25, and 35%, (respectivamente para gorduras, proteínas e carboidratos). Logo, nenhuma houve uma redução radical de nenhum macro, não se podendo chegar a nenhuma conclusão sobre sua distribuição nos efeitos da dieta. Além disso, os resultados das dietas nos seus 811 participantes foi RIDÍCULA, a pesquisa teve duração de 2 anos, em 6 meses houve perda de 6Kg na média, e no resto eles recuperaram na média 2Kg, com perda de 4Kg em DOIS ANOS. Esse pesquisa merece alguma credibilidade? Só porque foi de Harvard? Ficou nítido que não houve controle da dieta dos participantes, logo, a pesquisa não pode concluir nada. O seu próprio método, sem nenhuma redução radical em nenhum protocolo de dieta, já foi bem elaborado para se obter uma conclusão a respeito dos efeitos destes na dieta...
Agora, minha maior dúvida. Como um estudo desse nível sai de Harvard? A maior universidade do mundo e melhor escola de medicina e pesquisas nessa área. Há uma outra pesquisa sem lógica dessa universidade postada aqui no fórum, sobre um risco maior de desenvolver diabetes comendo apenas um ovo por dia...


LinkBack URL
About LinkBacks
Responder com Citação



